As 10 melhores músicas de 2021

Três meses se passaram desde a última postagem do blog, esse foi um ano bem produtivo para o "20 anos de Crise" e bem destrutivo também, demos adeus ao nosso Instagram ontem e agora todas as divulgações (se é que existem) serão feitas no Twitter ou no meu story pessoal. 

Todos os blogs de música que sigo e também outros amigos nas redes sociais estão fazendo suas listas de melhores do ano e eu, que sou influenciável e gosto de falar sobre meus gostos, pensei "por que não?". 

Abri uma caixa de sugestões no story e devo dizer que uma delas conseguiu um lugar aqui na lista, mas de forma geral são bem diferentes do que escuto normalmente. Happier than Ever da Billie Eilish, que não entrará aqui, foi uma ótima descoberta. 

Tem gente que estabelece regras para suas listas, divide em gêneros musicais, enfim, a única regra aqui é: gostei? lembrei? Está aqui.

Caso o site dê algum erro no seu celular, utilize a opção de ver site no computador, geralmente encontrada nos três pontinhos do navegador. Agora, vamos lá? 

10ª - Smokin Out The Window (Bruno Mars, Anderson .Paak, Silk Sonic)

O máximo que já cheguei de Bruno Mars foi nas trilhas sonoras das novelas da Globo, mas nada contra ele ou seu colega ou o projeto que criaram. Dito isso, não ouvi essa muitas vezes no ano, nem na playlist do Spotify ela deu as caras por um motivo muito específico: clima. Não estou com o humor certo para ouvi-la sempre, mas quando estou, AÍ SIM. A sofrência encarnada no R&B e no Soul e em cada "I was wrong" eu quis morrer.

9ª - Por Supuesto (Marina Sena)

Contemplem a única indicação que conseguiu uma vaga aqui no top. Por Supuesto não tem nada de especial assim, mas Marina Sena é minha conterrânea do grande sertão veredas (Norte de Minas). Só por isso ela tem muitos pontos comigo, mas a música é surpreendentemente agradável, tem uma guitarra ou baixo, sei lá, que caiu muito bem e num ano em que vários artistas pop usaram influência do rock dos anos 2000, Por Supuesto fez tudo muito bem.

8ª - Weekend (Taeyeon)

Obrigado ao The Weeknd por me fazer esquecer que "weekend" termina em "end" e não em "knd", errei tantas vezes procurando pela Taeyeon que o Spotify já sabe que eu estou procurando por essa música e não pelo cantor. Weekend poderia estar mais acima na lista se os produtores da Taeyeon não tivessem entregado uma releitura de Say So, da Doja Cat. 

Mesmo assim, Taeyeon conseguiu me fazer gostar tanto que até atingiu o #6 das mais ouvidas. Se eu pensar no meio desse ano, é ela que vem na minha mente. Já o MV não ajuda, principalmente porque considero Say So o clipe mais bonito já criado e não sou fã de rosa.

7ª - You Right (Doja Cat feat. The Weeknd)

Os dois artistas que citei agora há pouco estão de volta para mais. O álbum da Doja Cat está entre os meus favoritos do ano, desejo tudo de bom para a carreira dessa mulher porque ela está fazendo por onde. Coloquei várias músicas aqui no top, mas no final decidi por essa porque a linha "and it don't work, you see through" simplesmente não sai da minha cabeça. Ando na rua e lavo louça cantando essa música. 

Talvez eu descubra que não é minha favorita, Get Into It (Yuh) e Alone são tão boas quanto ou melhores, porém, You Right foi certamente a que mais grudou. Coloquei um vídeo alternativo para não dar mais dinheiro ao Dr. Luke, que é produtor de metade desse álbum e um p*rco. 

6ª - Atlantis (SHINee)

Já falei bem o suficiente aqui. Entre os boy groups de K-pop, nenhum deles se aproxima do nível do SHINee e só eles conseguiriam lançar Atlantis, a identidade musical (e visual) deles é inegável. Fora isso, nosso sexto lugar tem um refrão muito forte e cheio de gritos do Key, o Onew querendo provar que ele não aceita competição no vocal, o instrumental no começo com Taemin dando suas desafinadas e o Minho no fundo de vez em quando, nada melhor. Estou tentando decidir se a letra é poética ou cheia de duplos sentidos.   

5ª - Ultra Som (Pabllo Vittar)

Pabllo Vittar lançou um álbum esse ano e minha timeline inteira no Twitter não falava de outra coisa, então decidi conferir se o "Batidão Tropical" realmente era tudo isso. Ultra Som é, DE LONGE, a melhor música do álbum e de toda a carreira da Pabllo. Não paro nem um segundo para prestar atenção no que ela está falando, o que me interessa aqui é o instrumental e esse nome excêntrico. Alô?

4ª - Transparent Soul (Willow feat. Travis Barker)

Eu descobri a carreira da Willow por meio daqueles comentários no Twitter "ah, olha vcs dando stream na básica da Olivia Rodrigo enquanto a Willow é bem melhor" - aí você olha a playlist de final de ano da pessoa e essa menina aqui não chegou nem no 99º lugar das mais ouvidas. Na última semana, Transparent Soul marcou presença no meu fone de ouvido e esse refrão, Senhor, que refrão maravilhoso, Paramore está orgulhoso. 

Ouvi umas 4 vezes para achar o Travis Barker até descobrir que ele está nos bastidores e, se foi o responsável pela bateria, então parabéns! 

3ª - Nakka (Akmu with IU)

Quem me conhece sabe que eu gosto de uma esquisitice e eis aqui a esquisita da lista. Nakka é uma música tão ????, não faço a menor ideia do que está acontecendo no instrumental, tem umas palmas, uns baixos, uns sintetizadores, sei lá, quem é que sabe? 

O pós-refrão é só uns barabarababa bambarabam ????, e o refrão só pedindo para você fechar seus olhos e cair. Olha, IU e Akmu lançaram uma das melhores músicas da minha vida, fazia tempos que não me sentia assim ouvindo um K-pop e foram esquisitices como essa que me fizeram um fã. 

2ª - Red Lipstick (LeeHi feat. Yoonmirae)

Me esforcei ao máximo para tornar Red Lipstick a mais ouvida do meu ano, mesmo tendo sido lançada em setembro, mas falhei. Acho que a quantidade de vezes que eu ouvi interferiu na posição dela aqui no top, já que antes ela tinha o 1º lugar garantido. Não conhecia a carreira de LeeHi em detalhes e a partir daqui fui atrás de toda a discografia da moça.

O clipe meio "10 coisas que eu odeio em você" misturado com gente paquerando no elevador e dançando nos telhados de Seul está entre os melhores que já vi e contribuiu 40% para minha paixão por Red Lipstick. Os "dance, dance, dance" podem até enjoar, mas acho que essa música é inexplicável de tão boa.

1ª - One Last Kiss (Utada Hikaru)

A Utada Hikaru está entre as cantoras que mais gosto, se tirarmos as aposentadas ela é a n. 1 do J-pop. Para melhorar tudo, ela cantou todos os temas do "Rebuild of Evangelion". Posso até não ser tão apaixonado pelos filmes novos, mas "Evangelion" é um dos meus animes favoritos e qualquer coisa relacionada a ele imediatamente chama minha atenção. 

One Last Kiss é ainda mais especial por ter sido a canção-tema do último filme, a tão aguardada conclusão. Essa capa linda, a intro e o instrumental, o tom de voz, a "Mona Lisa" aparecendo ali no meio e todo o sentimento de despedida da letra, Utada sabia bem que ela estava lançando a melhor música do ano.  

-

E assim finalizamos nosso segundo ano aqui no blog e eu espero que 2022 seja mais ativo e diverso para o "20 anos de Crise", porque a minha vida certamente será mais ativa. Quem sabe terminamos aquele projeto do Studio Ghibli ou começamos outro e deixamos ele inacabado no meio do caminho, certo? Que 2022 seja tão bom ou melhor para a música quanto 2021 foi.

Aos meus leitores, agradeço por cada mensagem no Whatsapp, DM no Instagram, os comentários da Raissa aqui, enfim, pelo apoio e feedback pelas postagens. Eu gosto de manter esse blog bem escondido, mas também gosto de saber que estão apreciando meu trabalho.

Feliz natal e ano novo a todos!

Comentários