10 anos de Hunter x Hunter (2011)

Há exatos 10 anos estreava aquele que considero o melhor anime de todos: Hunter x Hunter. Na verdade era sua segunda versão que começava a ser exibida, já que temos o anime antigo de 1999. Hoje, o blog vai apresentar aos leitores um pouco dessa história maravilhosa. Vivo apresentando anime de romance para vocês, mas no fundo ninguém resiste às boas e velhas lutinhas.

'Hunter x Hunter' (lê-se sem o 'x') foi criado pelo mangaká Yoshihiro Togashi em 1998 e é lançado pela revista Weekly Shonen Jump. Podemos dizer que o Togashi venceu na vida, pois além de ser autor de outra obra prima ('Yu Yu Hakusho'), ele ainda é casado com Naoko Takeuchi, autora de 'Sailor Moon'. 

Quem não iria querer ser herdeiro da fortuna desses dois? Afinal, HxH já vendeu ±80 milhões de cópias ao redor do mundo, mesmo que a produção do mangá seja mais parada do que ativa. Acontece que Togashi tem problemas crônicos na coluna que o imobilizam e colocam HxH em longos hiatus - gerando o infame apelido Hiatus x Hiatus. Há rumores de que ele não gosta que outras pessoas desenhem em seu lugar, daí a demora para o lançamento de novos capítulos (o último foi em 2018).

Abertamente inspirado em 'Yu Yu Hakusho', HxH segue a história de quatro protagonistas: Gon, Killua, Kurapika (lê-se Kurápka) e Leorio. Todos eles desejam se tornar hunters, um grupo de profissionais que, no universo criado por Togashi, é parte da "elite" do mundo. 

Os hunters não possuem uma missão específica, mas podem entrar em praticamente todos os países sem qualquer burocracia, explorar velhas riquezas, escapar com certa facilidade de investigações policiais e, é claro, obter acesso às informações mais exclusivas e ao treinamento de Nen, uma espécie de aura que permite habilidades especiais (praticamente ilimitadas) e que, se eu fosse explicar aqui, levaria um post inteiro.

Cada um dos protagonistas tem seus próprios motivos para querer a "carteirinha" de hunter, mas o principal deles é Gon, cujo pai desapareceu há muito tempo. Acontece que o pai dele, Ging, é um hunter muito famoso e o garoto decidiu obter a licença não apenas para encontrar o cara, mas para descobrir por que fazer parte desse grupo é algo tão incrível a ponto de alguém abrir mão da criação do próprio filho.

Assim, entramos em uma aventura dividida em seis arcos, em ordem cronológica: Hunter Exam, Heaven's Arena, Yorknew City, Greed Island, Chimera Ant e, por fim, o arco da Eleição. No mangá, que continuou para além do anime, temos mais dois: Expedição ao Continente Negro e o arco da Sucessão (o atual, ainda sem fim). 

Ao longo desses arcos, vemos a caminhada de amadurecimento de Gon e Killua, os mais novos dos protagonistas. Enquanto Killua, que teve uma vida difícil e já conhece todo tipo de sofrimento, descobre o valor da amizade e se torna cada vez mais livre de seu ódio, Gon, o típico protagonista feliz demais, experimenta o mal e as injustiças que existem no mundo Hunter, culminando no clímax do anime no arco das Chimera Ant. 

Auxiliando-os em sua jornada, os dois garotos encontram diversos aliados, tais como seus professores Wing e Bisky e o ex-aprendiz de Ging, Kite, que se torna uma figura paterna para Gon.

Kurapika, que serviu de inspiração descarada para a criação de Sasuke Uchiha (o Killua também), teve seu clã destruído por uma gangue de bandidos, a Trupe Fantasma, e agora busca por vingança, sacrificando quase qualquer coisa em seu caminho para isso. Os olhos de Kurapika (e de sua família) brilham num tom escarlate quando estão sob grandes emoções.

Leorio, por outro lado, representa melhor as vantagens "materiais" de ser um hunter, já que seu objetivo é se tornar um médico muito rico - mas há conceito por trás. Esses dois não nos acompanham por todo o anime como Gon e Killua, mas se destacam no 1º e no 3º arco.

Os vilões de HxH também são incríveis. Além das tendências à depravação, Hisoka é um hunter extremamente habilidoso que deseja uma boa luta acima de todas as coisas. Vendo potencial em Gon, ele repetidamente auxilia o garoto para que, no futuro, eles travem um embate épico. 

Meruem possui fortes crises de identidades e quer saber seu lugar no mundo, Illumi tem um conceito de amor doentio pelo irmão Killua e o laço entre os membros da Trupe Fantasma, liderada pelo Chrollo Lucilfer (do nome você já percebe o nível de psicopatia) é tão forte que é muito fácil torcer por seu sucesso.

O anime foi produzido pelo estúdio Madhouse, que ainda estava no seu auge em 2011. Ao contrário da versão de 1999, que só cobriu o mangá até o arco de Greed Island, a versão mais nova adaptou toda a "primeira parte" da história. Ao fim das Eleições, HxH dá um grande giro e a narrativa muda de foco, foi uma boa decisão parar por ali, em 2014, depois de 148 episódios.

A trilha sonora é incrível, a abertura vai mudando as imagens (a música começa irritante e termina provocando nostalgia), mas as endings variam com os arcos e são todas perfeitas para o clima dos episódios. Outras OSTs vão sendo adicionadas a medida que o anime prossegue, então a experiência se enriquece cada vez mais, a qualidade da animação também vai melhorando com o tempo.

O tom da história também se complica, começando bem tranquilo e ficando sombrio com o passar dos arcos, quando novas discussões sociais são incluídas - o arco das Chimera Ant é mais perturbador do que já parece no momento em que são apresentadas as semelhanças com a vida real. Está procurando algo para assistir nesse fim de ano? Hunter x Hunter é minha recomendação.  

O começo de todo arco pode ser um pouco lento, mas o Togashi é extremamente cuidadoso com os detalhes, então é importante ter paciência e esperar pelos momentos que vão te fazer parar o vídeo só para andar pelo quarto e digerir o que acabou de assistir.

E é isso, esse foi meu "parabéns" ao meu anime favorito aqui no meu blog. Espero que você tenha gostado de conhecer essa obra prima (ou relembrar para aqueles que já viram) e que dê uma chance - mas vá sem expectativas, para não estragar a experiência.

Link do My Anime List: Hunter x Hunter (2011)

P.s.: os episódios 13 e 26 são recapitulações, são os únicos dispensáveis.

P.s. 2: Chimera Ant > Greed Island > Yorknew City > Heaven's Arena > Hunter Exam > Eleições.

Comentários