Os 10 melhores álbuns de K-pop (Parte 1)

Que confusão foram esses quase quatro meses desde o último post do blog. Alguns imprevistos na família, depois na faculdade, depois problemas de saúde, enfim, chegar vivo no fim do ano é a prioridade. Decidi dar uma parada nos posts do Studio Ghibli por hora porque, por incrível que pareça, eles tomam muito tempo da minha semana e eu sou horrível para gerenciar meus compromissos.

Dito isso, vamos falar de outra coisa que eu gosto tanto ou mais que filmes: K-pop. Para uma pessoa que cresceu com o gosto musical completamente influenciado ou imposto pelo irmão mais velho, o K-pop foi como uma libertação para mim, pois foi a primeira coisa que eu gostei e que era minha, que escolhi gostar por livre e espontânea vontade e não me envergonho porque para mim a música sul-coreana está anos-luz à frente do mundo.

No post de hoje (e no próximo), vou falar sobre um total de 10 álbuns sul-coreanos que são os meus favoritos e já passaram incontáveis vezes pelos muitos fones de ouvido que eu já comprei. Todos se encontram no Spotify e no Youtube também - se tem uma coisa que potencializa o K-pop ao nível máximo é pirataria, e para quem é kpopper das antigas, eles devem estar disponíveis lá no lendário K2nblog também (saudades). Dessa vez é a parte 1, então vou cobrir da 5ª até a 1ª posição. Posts divididos entre parte 1 e 2 sempre têm mais visibilidade na primeira publicação, então por que eu iria colocar os melhores depois, né?

5º lugar: f(x) - 4 Walls (2015)

Após a saída da integrante Sulli em 2014, parecia que o fim do f(x) tinha chegado - e cedo demais. Felizmente para nós, as quatro integrantes restantes - Victoria, Amber, Luna e Krystal - se reuniram uma última vez com um álbum muito influenciado pela música eletrônica, menos bizarrice (que era típico delas) e mais maturidade, falando não apenas sobre como o amor são quatro paredes, como de outras sensações que ele proporciona. 

O resultado foi tão bom que o house, o gênero musical predominante no álbum, INVADIU O K-POP ENTRE 2016 E 2017 e virou uma febre, todo mundo queria um house para chamar de seu, mas as músicas desse álbum permanecem imbatíveis.

Minhas favoritas: 4 Walls, Rude Love (top 20 na minha vida), Papi, Cash Me Out e When I'm Alone.

Posso viver sem: Glitter e X.

Link do Spotify: 

4º lugar: Taeyeon -  Purpose (2019)

Geral sabe que eu amo a Taeyeon e ela é minha cantora favorita, então foi bem difícil escolher qual álbum dela aperecia aqui e três deles são competidores de MUITO peso: o 'Why', o 'My Voice' e o 'Purpose'. 

A melhor opção seria o 'Why', mas nenhum me marcou tanto quanto o 'Purpose' - na época do lançamento dele várias tragédias ocorreram entre artistas sul-coreanos e a Taeyeon tem um histórico de depressão, então eu sempre entrava nos sites de notícia com um pé atrás e o álbum ganhou um novo significado para mim. Saudades de voltar da faculdade com ele estourando nos meus ouvidos, não conseguia esconder as reações às músicas. 

Depois de 2 anos de espera, ela não decepcionou e misturou tudo quanto é tipo de gênero musical com aquela voz incrível, indo da fantasmagórica Here I Am para a incrível Love You Like Crazy e logo depois para a triste Gravity. Esse ano se Deus quiser teremos um álbum novo dela, mas eu ainda não enjoei de 'Purpose'.

Minhas favoritas: Spark, Find Me (decidi que seria minha preferida quando o teaser foi lançado), Love You Like Crazy e Gravity.

Posso viver sem: Do You Love Me e City Love.

Link do Spotify (fiz playlist porque a versão deluxe não está lá e Taeyeon não sabe montar ordem):

3º lugar: AKMU - Sailing (2019)

Para mim o 'Sailing' é o 'Evermore' do K-pop. O AKMU (sigla de Akdong Musician) é uma dupla de irmãos: a Suhyun e o Chanhyuk. Eles são muito queridos, não aguento. Por anos a única música deles que escutei era a I Love You (quer botar um sorriso na minha cara? toca essa música perto de mim), mas aí esse álbum deles veio e eu resolvi acompanhar de perto. 

O 'Sailing' tem uma pegada folk, mas isso não o torna chato ou sonolento, pois o Akmu não tem medo de inovar nos instrumentais e nos vocais. Um exemplo é Chantey, onde Suhyun já abre o álbum com um tom trágico ou Freedom e seu começo estranho e outras como Farewell ou Fish in the Water despertam uma sensação nostálgica, terminando com músicas como Should've loved you more, sério, o que é essa música? Poderia facilmente estar presente na trilha sonora de algum anime de qualidade. 

Para quem tem dificuldades com o K-pop esse álbum é o mais recomendado da lista, só não tenha preguiça e vá procurar as letras em um idioma que você entenda.

Minhas favoritas: Chantey, Freedom, Should've loved you more, Whale, Farewell.

Posso viver sem: Moon, Endless dream, good night.

Link do Spotify:

2º lugar: BoA - Only One (2012)

Quem não conhece a história da BoA está perdendo muita coisa, a contribuição dela para o K-pop é gigantesca e talvez incomparável. Em 2012, ela lançou o álbum 'Only One' em comemoração aos seus 12 anos de carreira e o hit veio. 

Eu fiquei em dúvida se colocava este ou o 'Kiss My Lips' porque são iguais em qualidade, mas o 'Only One' é mais poético e mais curto, são apenas 7 músicas. 

A BoA não apenas é uma excelente dançarina, como também uma cantora incrível com uma voz meio rouca, então os clipes vão te fazer querer repetir os passos que ela dá e as ballads do álbum vão te fazer refletir sobre a vida (pesquise as letras).  

Minhas favoritas: Only One, The Shadow, Hope, Not Over 'U (nada acima dessa), The Top, Mayday! Mayday!

Posso viver sem: One Dream - a gente esquece dessa.

Link do Spotify:

1º lugar: Wonder Girls - Reboot (2015)

2015 foi o ano viu, todo dia grato por ter vivido alguns dos lançamentos daquele ano, chegava da escola e já ia abrindo o Youtube e quando via já era 2 horas da manhã. 

De todos esses álbums maravilhosos que o K-pop me proporcionou, nenhum se aproxima do 'Reboot'. O mundo se apaixonou por 'Future Nostalgia' e 'After Hours' no ano passado, mas Wonder Girls foi muito vanguardista e nos deu os anos 80 com todo o synthpop e new wave lá em 2015. 

O lendário girl group sul-coreano estava vivendo na corda bamba desde 2012, com integrantes se casando, cursando faculdade, lançando solos (maravilhosos também), mas aí quatro (incrível coincidência) delas se reuníram e voltaram como uma BANDA! O resultado foi o Reboot, imbatível, atemporal. 

Queria apagar esse negócio da minha memória só para ouvi-lo de novo e ter as sensações inéditas. Segundo melhor álbum que eu já ouvi na vida, para falar do primeiro só se eu fizesse um top de J-pop.

Minhas favoritas: Baby Don't Play, Candle, I Feel You, Rewind, Loved (simples e perfeita), One Black Night e Gone. 

Posso viver sem: Remember - ninguém é perfeito.

Link do Spotify:

Agora que reparei que o Chanhyuk é o único homem nessas 5 posições, mas não se preocupem que quando a parte 2 sair ele não estará mais sozinho, infelizmente os boygroups e os artistas masculinos no K-pop sofrem alguns vícios que eu não gosto, mas depois a gente discute isso.

Essa foi a parte 1 dos melhores álbuns de K-pop, desnecessário dizer que essa é a opinião do blog e os comentários e minha DM estão sempre abertos para discordâncias. Espero que todos deem uma chance para ao menos um desses que foram apresentados aqui e que gostem da experiência. Parafraseando Bong Joon Ho, diretor de 'Parasita', quando vocês superarem a minúscula barreira da busca por letras de músicas que vocês não entendem só ouvindo, vocês serão apresentados a muitas outras músicas incríveis - e para todos os gostos, do rock ao rap e bossa nova! 

Comentários