Animes de romance (parte 1)

Olá meus poucos e caros leitores. A faculdade e a ansiedade finalmente deram uma controlada e cá estou para falar de algo que eu sou apaixonado: anime. Como é meu primeiro post sobre isso no blog, eu vou dar uma breve introdução. Se você já sabe o que é um anime, pode pular os próximos dois parágrafos. 

Anime, para quem não sabe e de forma bem resumida, é uma animação japonesa e a definição é complicada. Tem quem diga que só vale chamar assim as animações japonesas, outros incluem desenhos coreanos (hanguk aenie chineses (donghua), outros incluem americanos como Avatar. Só discordo dessa última linha de pensamento.

Muita gente tem preconceito com o gênero devido a diversos fatores: fandoms tóxicos e pervertidos, má impressão por causa das histórias que viu na infância, xenofobia descarada, enfim, complicado. Hoje vou sugerir alguns animes de romance que assisti e que podem te iniciar nesse universo.

TSUKI GA KIREI (2017)

Não poderia começar com outro. 'Tsuki Ga Kirei' conta a história de dois adolescentes que estão no último ano do ensino médio e têm seu primeiro amor. Eles lidam não apenas com o segredo, mas com rivalidades que surgem em suas vidas amorosas, as pressões no sistema educacional japonês e, claro, o dia a dia numa escola. 

E QUE HISTÓRIA LINDA. Eu comentei com uma amiga que assistir esse anime para quem tá no ensino médio (como fiz no meu 3° ano) é um veneno pra alma porque dói muito. Mas se você já tem uma mentalidade adulta vai ser tranquilo. São 12 episódios que passam num ritmo bem realista e sem qualquer exagero típico de animações japonesas. Não se esqueça de assistir os créditos do último episódio.

FRUITS BASKET (2019 - 2021)

Até 2021, 'Tsuki Ga Kirei' era meu segundo anime favorito, mas resolvi dar uma chance pra 'Fruits Basket' e foi tão maravilhoso que destruiu toda minha lista de favoritos e tá ameaçando roubar até o 1° lugar - que tem sido de 'Hunter x Hunter' há um bom tempo. Eu sou chato pra gostar das coisas, então tenham certeza que 'Furuba' (como chamam) vale a pena.

A jovem Tohru perde a mãe num acidente e, sem ter pra onde ir, vai viver numa barraca no meio do mato. O que ela não sabe é que o bosque pertence à família Sohma. Tohru é convidada a morar na casa desse povo por Yuki Sohma, seu colega de sala, e descobre um segredo MUITO ESTRANHO: 13 membros dessa família, quando abraçados por alguém do sexo oposto, se transformam em animais do Horóscopo chinês. 

Complicado? Sim, esse resumo é mesmo, mas logo nos primeiros 10 minutos do 1° episódio você entende absolutamente tudo. Eu não tinha acabado nem a 1ª temporada e já estava morrendo de saudades da história - quando eu tenho esse sentimento já dou nota 10 para o que estou vendo.

Percebam porque amei tanto esse anime: recentemente tenho estudado sobre o verdadeiro significado de 'amor' e vi isso na Tohru. Os Sohma escondem muitas mágoas e um ódio absurdo entre seus membros. É a humildade, o carinho e a disposição da moça que transformam a vida de cada um que a conhece. Basicamente, ela trouxe amor para uma família amaldiçoada que estava desesperada para mudar de vida e os resultados são maravilhosos. Você vai rir DEMAIS e quando perceber vai estar chorando com o coração partido e a trilha sonora maravilhosa só torna tudo perfeito (vejam a ending 'Eden' no final do post). A terceira e última temporada chega em 6 de abril.

OUR LOVE HAS ALWAYS BEEN 10 CENTIMETERS APART (2017)

2017 deve ter sido o ano do romance no Japão. Bom, esse do nome grande aí é o que eu mais recomendo pra quem nunca viu um anime. Ele tem 6 episódios e uma história bem leve e fácil de se identificar na vida real.

Haruki e Miou estão no final do Ensino Médio (sim, só adolescente namora nesse país) e são bons amigos, sempre voltando para casa juntos e conversando sobre seus planos para o futuro. Ele quer ser um diretor de cinema e ela tem talento para pintura, mas ainda não sabe se quer seguir no ramo artístico ou ser professora. Apesar da grande amizade, os dois se amam. Há, porém, uma timidez que impede que se declarem e sempre os mantêm a 10 centímetros de distância.

Gostei desse anime porque ele tem coisas que fazem parte de qualquer relacionamento, ou seja, falta de comunicação, ciúmes, vergonha, brigas, etc. Mas também mostra que mesmo que duas pessoas tenham nascido uma pra outra, elas precisam construir todo dia um relacionamento com cumplicidade e companheirismo e é lindo ver os personagens principais querendo com todas as forças fazer parte um da vida do outro.

Por hoje falarei só desses três mesmo, para não ficar cansativo. Alguns otakus velhos de guerra podem questionar a falta de clássicos como 'Kimi ni Todoke' e é compreensível. Porém, por mais que eu ame muito esse anime e ache que mereça até um post separado, ele é muito lento para quem não está acostumado com o gênero - levei 3 anos para assistir 20 episódios! Mas fica aí a sugestão também.
No futuro, trarei uma parte 2 desse post e com histórias mais "arriscadas" já que hoje eu quis direcionar para quem viu poucos animes - ou nenhum. Fiquem com essa ending maravilhosa e abraços! 

Comentários